Desafios para a Formação Técnica em Saúde na Educação a Distância

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dc.type Text
dc.title Desafios para a Formação Técnica em Saúde na Educação a Distância
dc.description As escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (ETSUS) são referência no Brasil para a qualificação e formação de técnicos de nível médio em saúde para o sistema público. Esta pesquisa buscou analisar a percepção dos diretores dessas escolas sobre a educação a distância (EaD) na formação do pessoal de nível médio em saúde para o SUS. Foi dado enfoque aos desafios da formação técnica e à percepção do que seria uma concepção de formação técnica ideal nessa modalidade. Métodos: Foi realizado um estudo exploratório-descritivo com abordagem quanti-qualitativa, utilizando questionário eletrônico para coleta de dados. Resultados: Em relação aos desafios, foram levantados financiamento das instalações e aquisições de equipamentos, formação de equipe técnica capacitada e capacitação dos alunos para EaD. Constatou-se que a concepção e o perfil ideal para a formação técnica em EaD está diretamente relacionada à Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, ou seja, formação do pessoal da saúde a partir da problematização do seu processo de trabalho, metodologias ativas, conhecimento para resolutividade do SUS (pragmatismo) e o princípio da integração ensino/serviço.
dc.creator Fernanda Rosiak Gonzaga Faleiro, Cristiane Lopes Simão Lemos e Clever Gomes Cardoso
dc.created 2020-05-28
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17472/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i1.990
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Educação a distância
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