Percepção de Professores-Cursistas em Formação Continuada de Biologia Sobre a Colaboração em um Ambiente Virtual de Aprendizagem

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17476

  • Título: Percepção de Professores-Cursistas em Formação Continuada de Biologia Sobre a Colaboração em um Ambiente Virtual de Aprendizagem
  • Autor(es): Ranlig Carvalho de Medeiros, Benjamin Carvalho Teixeira Pinto e Daniel Fábio Salvador
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 04/06/2020
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i1.1012
  • Código do Recurso: 17476
  • Descrição: O presente trabalho tem como objetivo discutir a percepção dos professores/cursistas, acerca do desenho didático (material de apoio, metodologia, atividades propostas) e as interfaces no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), e sua relevância na formação continuada para ensino de biologia molecular na educação básica. O AVA foi construído em uma perspectiva de desenho didático interativo e do conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (TPCK). Um questionário contendo questões mistas (abertas e fechadas), foi aplicado ao final do curso de atualização de professores, chamado ?Transmissão da Vida?, oferecido pela Fundação CECIERJ. O objetivo do questionário foi coletar informações sobre experiências prévias e o perfil dos cursistas e suas percepções sobre o AVA, utilizado pelo curso. Observou-se pela ótica dos cursistas, em suas respostas ao questionário, que o curso oferece uma proposta de trabalho socioconstrutivista, aliado a interfaces de interação e colaboração (fórum e atividade de revisão por pares), que permite a real construção coletiva do conhecimento. As situações de aprendizagem interativas desenvolvidas, no curso, favorecem a colaboração e construção coletiva do conhecimento, além de estimular mudanças conceituais, processuais e atitudinais, segundo a visão do professor cursista.
© Canal CECIERJ 2024