Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17476
dc.type | Text |
dc.title | Percepção de Professores-Cursistas em Formação Continuada de Biologia Sobre a Colaboração em um Ambiente Virtual de Aprendizagem |
dc.description | O presente trabalho tem como objetivo discutir a percepção dos professores/cursistas, acerca do desenho didático (material de apoio, metodologia, atividades propostas) e as interfaces no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), e sua relevância na formação continuada para ensino de biologia molecular na educação básica. O AVA foi construído em uma perspectiva de desenho didático interativo e do conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (TPCK). Um questionário contendo questões mistas (abertas e fechadas), foi aplicado ao final do curso de atualização de professores, chamado ?Transmissão da Vida?, oferecido pela Fundação CECIERJ. O objetivo do questionário foi coletar informações sobre experiências prévias e o perfil dos cursistas e suas percepções sobre o AVA, utilizado pelo curso. Observou-se pela ótica dos cursistas, em suas respostas ao questionário, que o curso oferece uma proposta de trabalho socioconstrutivista, aliado a interfaces de interação e colaboração (fórum e atividade de revisão por pares), que permite a real construção coletiva do conhecimento. As situações de aprendizagem interativas desenvolvidas, no curso, favorecem a colaboração e construção coletiva do conhecimento, além de estimular mudanças conceituais, processuais e atitudinais, segundo a visão do professor cursista. |
dc.creator | Ranlig Carvalho de Medeiros, Benjamin Carvalho Teixeira Pinto e Daniel Fábio Salvador |
dc.created | 2020-06-04 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17476/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i1.1012 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Formação continuada |