- Título: Perfil e Percepções de Docentes sobre Educação a Distância em Pesca, Aquicultura e Recursos Pesqueiros Durante a Pandemia (COVID-19)
- Autor(es): Fabricio Nilo Lima da Silva, Osnan Lennon Lameira Silva, Luã Caldas de Oliveira e Lenilton Alex de Araujo Oliveira
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: EaD em Foco
- Data: 28/10/2020
- URL:
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1027
- Código do Recurso: 17480
- Descrição: O objetivo do estudo foi traçar o perfil de docentes e suas percepções sobre educação a distância (EAD) nos cursos técnicos em pesca, aquicultura e recursos pesqueiros, durante a pandemia (COVID-19). O estudo foi realizado com 30 docentes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Foi utilizado um questionário semiestruturado on line, com perguntas sobre a caracterização docente e os aspectos relacionados a EDA. Observamos entre os docentes a predominância de homens, na faixa etária variando entre 31 a 40 anos, bacharéis, licenciados e tecnólogos com mais 10 anos de formados e 50% de doutores. Identificamos que os mesmos estão de 3 a 5 anos na docência e a maioria desenvolve atividades de ensino, no curso técnico em aquicultura. Vale destacar, que os mesmos priorizam o uso de metodologias teóricas, práticas, explicativa, dialogada e utilizam ferramentas tecnológicas nas aulas. Além disso, ministram as disciplinas que dominam e estão satisfeitos no exercício do seu trabalho. Quando questionados sobre as interferências da pandemia no andamento escolar e a possiblidade de atuarem no ensino EAD, os mesmos afirmaram que o semestre letivo ficou comprometido e não estão preparados para atuarem nessa modalidade. Além disso, destacaram que a ausência de acesso à internet e a computadores, nas casas dos educandos, comprometem a possibilidade de educação on line para a continuidade do ensino. O Sistema Integrado de Gesta?o de Atividades Acade?micas (SIGAA), foi apresentado como a principal ferramenta na EAD. Em conclusão, as capacitações de docentes e estudantes em EAD; bem como a verificação de ferramentas disponíveis para os educandos em sua localidade; e a necessidade de implantação de políticas públicas que garantam acesso à internet e computadores, são primordiais para minimizar os impactos causados pelas pandemia (COVID-19), sobre andamento do ensino, respeitando as recomendações da Organização Mundial da Saúde do que diz respeito ao distanciamento social.
© Canal CECIERJ 2024