Perfil e Percepções de Docentes sobre Educação a Distância em Pesca, Aquicultura e Recursos Pesqueiros Durante a Pandemia (COVID-19)

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dc.title Perfil e Percepções de Docentes sobre Educação a Distância em Pesca, Aquicultura e Recursos Pesqueiros Durante a Pandemia (COVID-19)
dc.description O objetivo do estudo foi traçar o perfil de docentes e suas percepções sobre educação a distância (EAD) nos cursos técnicos em pesca, aquicultura e recursos pesqueiros, durante a pandemia (COVID-19). O estudo foi realizado com 30 docentes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Foi utilizado um questionário semiestruturado on line, com perguntas sobre a caracterização docente e os aspectos relacionados a EDA. Observamos entre os docentes a predominância de homens, na faixa etária variando entre 31 a 40 anos, bacharéis, licenciados e tecnólogos com mais 10 anos de formados e 50% de doutores. Identificamos que os mesmos estão de 3 a 5 anos na docência e a maioria desenvolve atividades de ensino, no curso técnico em aquicultura. Vale destacar, que os mesmos priorizam o uso de metodologias teóricas, práticas, explicativa, dialogada e utilizam ferramentas tecnológicas nas aulas. Além disso, ministram as disciplinas que dominam e estão satisfeitos no exercício do seu trabalho. Quando questionados sobre as interferências da pandemia no andamento escolar e a possiblidade de atuarem no ensino EAD, os mesmos afirmaram que o semestre letivo ficou comprometido e não estão preparados para atuarem nessa modalidade. Além disso, destacaram que a ausência de acesso à internet e a computadores, nas casas dos educandos, comprometem a possibilidade de educação on line para a continuidade do ensino. O Sistema Integrado de Gesta?o de Atividades Acade?micas (SIGAA), foi apresentado como a principal ferramenta na EAD. Em conclusão, as capacitações de docentes e estudantes em EAD; bem como a verificação de ferramentas disponíveis para os educandos em sua localidade; e a necessidade de implantação de políticas públicas que garantam acesso à internet e computadores, são primordiais para minimizar os impactos causados pelas pandemia (COVID-19), sobre andamento do ensino, respeitando as recomendações da Organização Mundial da Saúde do que diz respeito ao distanciamento social.  
dc.creator Fabricio Nilo Lima da Silva, Osnan Lennon Lameira Silva, Luã Caldas de Oliveira e Lenilton Alex de Araujo Oliveira
dc.created 2020-10-28
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17480/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1027
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
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