Sistemas de Controle e Alinhamento Estratégico de Simons na Visão de Professores-tutores do Ensino a Distância (IES)

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17481

  • Título: Sistemas de Controle e Alinhamento Estratégico de Simons na Visão de Professores-tutores do Ensino a Distância (IES)
  • Autor(es): Daniel Ferreira Santos, Ana Carolina Baggio Fabricio e Eduardo Damião Silva
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 05/10/2020
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1031
  • Código do Recurso: 17481
  • Descrição: A adoção das TICs - Tecnologia da Informação e Comunicação no contexto educacional vem ocasionado uma grande transformação no mercado do Ensino Superior, principalmente por meio do Ensino a Distância, e um dos principais personagens nesse contexto são os professores-tutores. Sendo assim, o objetivo principal deste trabalho foi analisar a percepção dos professores-tutores do Ensino a Distância (EaD) sobre os Sistemas de Controle e Alinhamento Estratégico praticados nas instituições onde lecionam. Em relação aos procedimentos metodológicos, foi adotada a escala elaborada por Damke, Silva e Walter (2011) para o levantamento dos dados referentes aos indicadores das alavancas de controle estratégico, originalmente desenvolvida por Simons. Foram aplicados survey para professores-tutores de 3 instituições de Ensino Superior de Curitiba, obtendo 62% de retorno. Dentre os principais resultados obtidos destaca-se a existência do meta-equilíbrio em termos de implementação das alavancas de controle defendidas por Simons.
© Canal CECIERJ 2024