- Título: Escala de Determinantes da Evasão no Ensino a Distância (EDED): Proposição e Validação.
- Autor(es): Kelmara Mendes Vieira, Pedro Saulo Rocha Martins, Reisoli Bender Filho e Fernando de Jesus Moreira Júnior
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: EaD em Foco
- Data: 14/09/2020
- URL:
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1035
- Código do Recurso: 17483
- Descrição: Os cursos na modalidade de educação à distância têm crescido de forma acelerada no Brasil. Entretanto, os elevados índices de evasão são um desafio à gestão e à eficiência das instituições. Seguindo esta discussão, este trabalho propõe a Escala de Determinantes da Evasão no Ensino a Distância (EDED) a partir da avaliação de modelos de análise fatorial confirmatória e exploratória. A qualidade dos itens foi analisada a partir de modelos multidimensionais de teoria de resposta ao item e, no geral, se mostraram satisfatórios. Os resultados demonstraram que o ajuste do modelo indicou uma estrutura de duas dimensões à EDED; sendo a primeira relacionada ao suporte à aprendizagem e a segunda com as condições pessoais. A EDED pode ser utilizada tanto à avaliação dos fatores que levaram um indivíduo a evadir quanto à avaliação das fragilidades dos cursos oferecidos.
© Canal CECIERJ 2024