Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17483
dc.type | Text |
dc.title | Escala de Determinantes da Evasão no Ensino a Distância (EDED): Proposição e Validação. |
dc.description | Os cursos na modalidade de educação à distância têm crescido de forma acelerada no Brasil. Entretanto, os elevados índices de evasão são um desafio à gestão e à eficiência das instituições. Seguindo esta discussão, este trabalho propõe a Escala de Determinantes da Evasão no Ensino a Distância (EDED) a partir da avaliação de modelos de análise fatorial confirmatória e exploratória. A qualidade dos itens foi analisada a partir de modelos multidimensionais de teoria de resposta ao item e, no geral, se mostraram satisfatórios. Os resultados demonstraram que o ajuste do modelo indicou uma estrutura de duas dimensões à EDED; sendo a primeira relacionada ao suporte à aprendizagem e a segunda com as condições pessoais. A EDED pode ser utilizada tanto à avaliação dos fatores que levaram um indivíduo a evadir quanto à avaliação das fragilidades dos cursos oferecidos. |
dc.creator | Kelmara Mendes Vieira, Pedro Saulo Rocha Martins, Reisoli Bender Filho e Fernando de Jesus Moreira Júnior |
dc.created | 2020-09-14 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17483/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1035 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Evasão |
dc.subject | Ensino à Distância |
dc.subject | Escala |
dc.subject | Avaliação Psicométrica |