Escala de Determinantes da Evasão no Ensino a Distância (EDED): Proposição e Validação.

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dc.title Escala de Determinantes da Evasão no Ensino a Distância (EDED): Proposição e Validação.
dc.description Os cursos na modalidade de educação à distância têm crescido de forma acelerada no Brasil. Entretanto, os elevados índices de evasão são um desafio à gestão e à eficiência das instituições. Seguindo esta discussão, este trabalho propõe a Escala de Determinantes da Evasão no Ensino a Distância (EDED) a partir da avaliação de modelos de análise fatorial confirmatória e exploratória. A qualidade dos itens foi analisada a partir de modelos multidimensionais de teoria de resposta ao item e, no geral, se mostraram satisfatórios. Os resultados demonstraram que o ajuste do modelo indicou uma estrutura de duas dimensões à EDED; sendo a primeira relacionada ao suporte à aprendizagem e a segunda com as condições pessoais. A EDED pode ser utilizada tanto à avaliação dos fatores que levaram um indivíduo a evadir quanto à avaliação das fragilidades dos cursos oferecidos.
dc.creator Kelmara Mendes Vieira, Pedro Saulo Rocha Martins, Reisoli Bender Filho e Fernando de Jesus Moreira Júnior
dc.created 2020-09-14
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17483/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1035
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Evasão
dc.subject Ensino à Distância
dc.subject Escala
dc.subject Avaliação Psicométrica
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