Percepções de Qualidade dos Alunos de Aulas Remotas de Pós-graduação: o Estudo em uma IES do Estado do Pará

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17491

  • Título: Percepções de Qualidade dos Alunos de Aulas Remotas de Pós-graduação: o Estudo em uma IES do Estado do Pará
  • Autor(es): Marcelo de Jesus Sousa
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 17/08/2020
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1061
  • Código do Recurso: 17491
  • Descrição: Compreender as percepções de qualidade das aulas remotas dos alunos de pós-graduação de uma Instituição de Ensino Superior (IES) de Belém é o objetivo central desta pesquisa. A IES precisou se adequar rapidamente ao modelo de ensino-aprendizado remoto, mediante às recomendações de isolamento social do Governo do Estado do Pará, provocadas pela pandemia do COVID-19. O tipo de pesquisa é qualitativa, descritiva e estudo de caso. Na primeira fase da metodologia, 29 estudantes de pós-graduação responderam um formulário via Google Forms, descrevendo a satisfação com a qualidade do ensino-aprendizado. Na segunda fase, foram entrevistados quatro estudantes de pós-graduação para posterior análise do discurso (AD), buscando compreender as percepções e sentimentos com o aprendizado remoto. Dentre os resultados, 52% dos alunos ficaram muito satisfeitos com os conhecimentos oferecidos para o desenvolvimento profissional, porém, 12% ficaram insatisfeitos com a inovação nas aulas, o uso de tecnologias e dinâmicas. A AD revelou que é possível construir o dinamismo, socialização, utilizando diversas tecnologias, no ritmo de cada aluno, por meio do aprendizado remoto.
© Canal CECIERJ 2024