Uso de Técnicas de Mineração de Dados na Extração de Sequências de Navegação de Estudantes de um Massive Open Online Course (MOOC)

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17493

  • Título: Uso de Técnicas de Mineração de Dados na Extração de Sequências de Navegação de Estudantes de um Massive Open Online Course (MOOC)
  • Autor(es): Napoliana Silva de Souza e Gabriela Trindade Perry
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 28/08/2020
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1070
  • Código do Recurso: 17493
  • Descrição: Estudantes têm objetivos, preferências e ações de interação que se diferenciam, e em MOOCs o comportamento navegacional pode ser útil para fazer descobertas sobre a aprendizagem. Nesse contexto, esse artigo relata uma pesquisa realizada com os propósitos de detectar as sequências de navegação de 906 estudantes de um MOOC com conteúdos ligados a disciplina de Química, e identificar os materiais educacionais mais acessados. Técnicas de mineração de dados educacionais foram empregadas, com aplicação do algoritmo Apriori. Os resultados mostraram 18 sequências frequentes, e indicaram que os conteúdos do primeiro módulo do curso receberam mais acessos.
© Canal CECIERJ 2024