Silêncio e Evasão na Educação a Distância: uma Experiência no Ambiente Virtual Schoology

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17496

  • Título: Silêncio e Evasão na Educação a Distância: uma Experiência no Ambiente Virtual Schoology
  • Autor(es): Leandro de Oliveira Silva, David Almeida dos Santos e Hellen Candida Alves
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 08/09/2020
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1083
  • Código do Recurso: 17496
  • Descrição: O presente artigo é resultado da experiência de oferta de um curso online ministrado no Ambiente Virtual de Aprendizagem Schoology, e voltado para alunos de um dos polos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância, com o objetivo de analisar dados referentes ao silêncio virtual e evasão em ambientes de educação a distância. Após a realização do curso, foram enviados formulários eletrônicos aos alunos (desistentes, evadidos e concluintes) para a coleta de dados. A análise dos dados coletados permitiu concluir que, mesmo diante do esforço dos mediadores do curso em estabelecer uma comunicação, muitos alunos se mantiveram em silêncio, terminando por evadirem. Os alunos concluintes avaliaram positivamente o ambiente virtual Schoology, reforçando seu uso na educação. Faz-se necessário um maior número de pesquisas sobre o silêncio virtual e seu impacto sobre os índices de evasão/desistência nos cursos a distância.
© Canal CECIERJ 2024