Silêncio e Evasão na Educação a Distância: uma Experiência no Ambiente Virtual Schoology

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17496

dc.type Text
dc.title Silêncio e Evasão na Educação a Distância: uma Experiência no Ambiente Virtual Schoology
dc.description O presente artigo é resultado da experiência de oferta de um curso online ministrado no Ambiente Virtual de Aprendizagem Schoology, e voltado para alunos de um dos polos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância, com o objetivo de analisar dados referentes ao silêncio virtual e evasão em ambientes de educação a distância. Após a realização do curso, foram enviados formulários eletrônicos aos alunos (desistentes, evadidos e concluintes) para a coleta de dados. A análise dos dados coletados permitiu concluir que, mesmo diante do esforço dos mediadores do curso em estabelecer uma comunicação, muitos alunos se mantiveram em silêncio, terminando por evadirem. Os alunos concluintes avaliaram positivamente o ambiente virtual Schoology, reforçando seu uso na educação. Faz-se necessário um maior número de pesquisas sobre o silêncio virtual e seu impacto sobre os índices de evasão/desistência nos cursos a distância.
dc.creator Leandro de Oliveira Silva, David Almeida dos Santos e Hellen Candida Alves
dc.created 2020-09-08
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17496/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1083
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject EaD
© Canal CECIERJ 2024