Percepções de Docentes sobre as Tecnologias no Ensino em Saúde

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17498

  • Título: Percepções de Docentes sobre as Tecnologias no Ensino em Saúde
  • Autor(es): Adriana Teixeixa Pereira, Simeão Donizete Sass e Dante Marcello Claramonte Gallian
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 21/08/2020
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1091
  • Código do Recurso: 17498
  • Descrição: Diante das atuais mudanças na educação notou-se um grande avanço das tecnologias em todos os níveis de ensino e em diversas áreas do conhecimento. Este artigo teve como objetivo refletir e discutir sobre o papel do docente frente às tecnologias no ensino em saúde. Esta pesquisa qualitativa pautou-se no método de História Oral de Vida. Foram realizadas dez entrevistas livres com os docentes do ensino em saúde de diferentes cursos (graduações, pós-graduações e cursos técnicos). A casuística foi composta por dois médicos, dois psicólogos, um biomédico, três pedagogos, um enfermeiro e um docente de tecnologia em saúde-hospitalar, atuantes em universidades públicas e privadas na cidade de São Paulo. Para análise dos dados, utilizou-se o método de Imersão e Cristalização, segundo a Abordagem Fenomenológica Hermenêutica. Como resultado explorou-se apenas uma única categoria temática: Os docentes frente à Tecnologia da Educação a Distância: problemas e desafios. Concluiu-se que a implementação dos recursos tecnológicos na Educação a Distância está em processo gradativo de mudanças de paradigmas educacionais; adaptação dos docentes­-discentes; necessidade de qualificação dos professores e falhas na infraestrutura das universidades.
© Canal CECIERJ 2024