Percepções de Docentes sobre as Tecnologias no Ensino em Saúde

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17498

dc.type Text
dc.title Percepções de Docentes sobre as Tecnologias no Ensino em Saúde
dc.description Diante das atuais mudanças na educação notou-se um grande avanço das tecnologias em todos os níveis de ensino e em diversas áreas do conhecimento. Este artigo teve como objetivo refletir e discutir sobre o papel do docente frente às tecnologias no ensino em saúde. Esta pesquisa qualitativa pautou-se no método de História Oral de Vida. Foram realizadas dez entrevistas livres com os docentes do ensino em saúde de diferentes cursos (graduações, pós-graduações e cursos técnicos). A casuística foi composta por dois médicos, dois psicólogos, um biomédico, três pedagogos, um enfermeiro e um docente de tecnologia em saúde-hospitalar, atuantes em universidades públicas e privadas na cidade de São Paulo. Para análise dos dados, utilizou-se o método de Imersão e Cristalização, segundo a Abordagem Fenomenológica Hermenêutica. Como resultado explorou-se apenas uma única categoria temática: Os docentes frente à Tecnologia da Educação a Distância: problemas e desafios. Concluiu-se que a implementação dos recursos tecnológicos na Educação a Distância está em processo gradativo de mudanças de paradigmas educacionais; adaptação dos docentes­-discentes; necessidade de qualificação dos professores e falhas na infraestrutura das universidades.
dc.creator Adriana Teixeixa Pereira, Simeão Donizete Sass e Dante Marcello Claramonte Gallian
dc.created 2020-08-21
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17498/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1091
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Educação a Distância
dc.subject Tecnologias
dc.subject Ensino em Saúde
© Canal CECIERJ 2024