Formação de Professores: Metassíntese da Produção Acadêmica sobre o Curso de Pedagogia EaD

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17499

  • Título: Formação de Professores: Metassíntese da Produção Acadêmica sobre o Curso de Pedagogia EaD
  • Autor(es): Flavia Aparecida Machado Fortes e Adair Mendes Nacarato
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 17/09/2020
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1097
  • Código do Recurso: 17499
  • Descrição: O curso de Pedagogia é, atualmente, o curso mais procurado por pessoas que buscam a educação a distância. O objetivo deste artigo é conhecer o que já foi produzido sobre a inserção profissional de egressos do curso de Pedagogia nesta modalidade. Para isso, realizamos uma análise metassíntese a partir do levantamento de publicações do banco de dissertações e teses da CAPES, utilizando-se como descritores ?pedagogia?, ?EaD?, ?iniciante?; em seguida, aplicamos os filtros de busca por teses de doutorado, da área de Educação, defendidas entre os anos de 2016 e 2018. Tal recorte temporal decorre do fato de que, a partir de 2016, com a publicação da Resolução CNE 1/2016, definiu-se as normas para a oferta nacional de cursos superiores a distância e regulamentou-se uma flexibilização dos procedimentos para abertura de polos educacionais. Obteve-se um corpus de nove trabalhos, os quais foram lidos e mapeados. Em seguida, realizamos uma metassíntesse de três pesquisas. Os resultados apontam que os principais problemas estão relacionados ao modelo de formação docente e não à  modalidade de ensino.
© Canal CECIERJ 2024