Formação de Professores: Metassíntese da Produção Acadêmica sobre o Curso de Pedagogia EaD

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17499

dc.type Text
dc.title Formação de Professores: Metassíntese da Produção Acadêmica sobre o Curso de Pedagogia EaD
dc.description O curso de Pedagogia é, atualmente, o curso mais procurado por pessoas que buscam a educação a distância. O objetivo deste artigo é conhecer o que já foi produzido sobre a inserção profissional de egressos do curso de Pedagogia nesta modalidade. Para isso, realizamos uma análise metassíntese a partir do levantamento de publicações do banco de dissertações e teses da CAPES, utilizando-se como descritores ?pedagogia?, ?EaD?, ?iniciante?; em seguida, aplicamos os filtros de busca por teses de doutorado, da área de Educação, defendidas entre os anos de 2016 e 2018. Tal recorte temporal decorre do fato de que, a partir de 2016, com a publicação da Resolução CNE 1/2016, definiu-se as normas para a oferta nacional de cursos superiores a distância e regulamentou-se uma flexibilização dos procedimentos para abertura de polos educacionais. Obteve-se um corpus de nove trabalhos, os quais foram lidos e mapeados. Em seguida, realizamos uma metassíntesse de três pesquisas. Os resultados apontam que os principais problemas estão relacionados ao modelo de formação docente e não à  modalidade de ensino.
dc.creator Flavia Aparecida Machado Fortes e Adair Mendes Nacarato
dc.created 2020-09-17
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17499/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1097
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject metassíntese
© Canal CECIERJ 2024