Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17499
dc.type | Text |
dc.title | Formação de Professores: Metassíntese da Produção Acadêmica sobre o Curso de Pedagogia EaD |
dc.description | O curso de Pedagogia é, atualmente, o curso mais procurado por pessoas que buscam a educação a distância. O objetivo deste artigo é conhecer o que já foi produzido sobre a inserção profissional de egressos do curso de Pedagogia nesta modalidade. Para isso, realizamos uma análise metassíntese a partir do levantamento de publicações do banco de dissertações e teses da CAPES, utilizando-se como descritores ?pedagogia?, ?EaD?, ?iniciante?; em seguida, aplicamos os filtros de busca por teses de doutorado, da área de Educação, defendidas entre os anos de 2016 e 2018. Tal recorte temporal decorre do fato de que, a partir de 2016, com a publicação da Resolução CNE 1/2016, definiu-se as normas para a oferta nacional de cursos superiores a distância e regulamentou-se uma flexibilização dos procedimentos para abertura de polos educacionais. Obteve-se um corpus de nove trabalhos, os quais foram lidos e mapeados. Em seguida, realizamos uma metassíntesse de três pesquisas. Os resultados apontam que os principais problemas estão relacionados ao modelo de formação docente e não à modalidade de ensino. |
dc.creator | Flavia Aparecida Machado Fortes e Adair Mendes Nacarato |
dc.created | 2020-09-17 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17499/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1097 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | metassíntese |