Cursos Online Abertos e Massivos (MOOC) e o Ensino de Ciências: uma Revisão Bibliográfica

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  • Título: Cursos Online Abertos e Massivos (MOOC) e o Ensino de Ciências: uma Revisão Bibliográfica
  • Autor(es): Daniel da Fonseca Pereira e Maria Alice Veiga Ferreira de Souza
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 09/09/2020
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1101
  • Código do Recurso: 17500
  • Descrição: Os Cursos Online Abertos e Massivos - MOOC - são uma proposta recente de ensino-aprendizagem, originada da teoria conectivista, que propõe um modelo de aprendizagem integrado às novas tecnologias. São cursos que se diferenciam da Educação a Distância tradicional por serem abertos e massivos. No ensino de Ciências, os MOOC possuem difusão ampla, havendo cursos nas diversas áreas específicas como Biologia, Física e Química. Com o objetivo de explorar os potenciais e as limitações relacionados aos cursos MOOC no ensino de Ciências, apresentamos uma revisão bibliográfica na qual elencamos três categorias de análise: avaliação, permanência e recursos para aprendizagem. Para isso, foram analisados artigos do período entre 2010 e 2019, disponibilizados em bancos de dados virtuais, que abordavam a temática MOOC relacionada à alguma área do ensino de Ciências. Os resultados da revisão apontaram que os cursos possuem algumas deficiências relacionadas a duas categorias: avaliação e permanência. Em relação aos recursos empregados nas plataformas, não houve críticas significativas, representando que, neste aspecto, os cursos MOOC têm atendido de forma satisfatória aos estudantes. O estudo concluiu que apesar dos problemas identificados, os cursos MOOC apresentam grande relevância para o ensino de Ciências, tendo já expressado resultados positivos na aprendizagem de conteúdos científicos, no acesso e na divulgação destes conteúdos para diversos públicos.
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