Cursos Online Abertos e Massivos (MOOC) e o Ensino de Ciências: uma Revisão Bibliográfica

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17500

dc.type Text
dc.title Cursos Online Abertos e Massivos (MOOC) e o Ensino de Ciências: uma Revisão Bibliográfica
dc.description Os Cursos Online Abertos e Massivos - MOOC - são uma proposta recente de ensino-aprendizagem, originada da teoria conectivista, que propõe um modelo de aprendizagem integrado às novas tecnologias. São cursos que se diferenciam da Educação a Distância tradicional por serem abertos e massivos. No ensino de Ciências, os MOOC possuem difusão ampla, havendo cursos nas diversas áreas específicas como Biologia, Física e Química. Com o objetivo de explorar os potenciais e as limitações relacionados aos cursos MOOC no ensino de Ciências, apresentamos uma revisão bibliográfica na qual elencamos três categorias de análise: avaliação, permanência e recursos para aprendizagem. Para isso, foram analisados artigos do período entre 2010 e 2019, disponibilizados em bancos de dados virtuais, que abordavam a temática MOOC relacionada à alguma área do ensino de Ciências. Os resultados da revisão apontaram que os cursos possuem algumas deficiências relacionadas a duas categorias: avaliação e permanência. Em relação aos recursos empregados nas plataformas, não houve críticas significativas, representando que, neste aspecto, os cursos MOOC têm atendido de forma satisfatória aos estudantes. O estudo concluiu que apesar dos problemas identificados, os cursos MOOC apresentam grande relevância para o ensino de Ciências, tendo já expressado resultados positivos na aprendizagem de conteúdos científicos, no acesso e na divulgação destes conteúdos para diversos públicos.
dc.creator Daniel da Fonseca Pereira e Maria Alice Veiga Ferreira de Souza
dc.created 2020-09-09
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17500/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1101
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Educação a Distância
© Canal CECIERJ 2024