Análise Epistemológica do Currículo e das Ações Pedagógicas no Ensino Híbrido

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17503

  • Título: Análise Epistemológica do Currículo e das Ações Pedagógicas no Ensino Híbrido
  • Autor(es): Jorge Maurício da Silva Brito e Edna Maria Biz Pasini
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 09/09/2020
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1111
  • Código do Recurso: 17503
  • Descrição: As novas tecnologias já fazem parte da nossa vida, de modo que já não podem ser vistas como simples recursos mas como instrumentos fundamentais para o exercício de nossa própria humanidade. O ensino híbrido é uma possibilidade de fusão entre os espaços virtual e presencial. Neste trabalho apresentamos uma reflexão crítica e significados para o que é ensino híbrido e qual a sua lógica de sistematização do conhecimento, com o fito de mostar as interrelações entre currículo e ações pedagógicas, experiência e conhecimento. O método adotado foi o de revisão teórica. E o principal resultado foi que a aprendizagem não será híbrida apenas se professor e aluno estiverem em lugares diferentes, mas na forma como a ação docente provoca a experiência do conhecimento nos alunos; a ideia de virtual não é a de espaço físico separado, mas de lugar onde a inteligência encontra subsídios adequados para se abrir a novos saberes.
© Canal CECIERJ 2024