Desafios da In(ex)clusão no Espaço da Educação Superior à Distância no Brasil

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17505

  • Título: Desafios da In(ex)clusão no Espaço da Educação Superior à Distância no Brasil
  • Autor(es): Viviane Spadaro Di Gesú e Roberto Gimenez
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 17/11/2020
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1121
  • Código do Recurso: 17505
  • Descrição: O presente artigo se propõe a discutir o tema inclusão no ensino superior brasileiro, em especial, sob o contexto da educação à distância (EAD). Considerando a função social das instituições de ensino superior (IES), identificou-se como se deu o tratamento dos alunos com deficiência em nível de graduação no Brasil, adentrando ao campo da acessibilidade nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) utilizados em cursos superiores na modalidade à distância. O estudo apontou que a inclusão no espaço acadêmico de nível superior é um desafio, agravado quando submetido ao contexto da formação à distância. A legislação tímida acerca da inclusão e as ações, sobretudo tecnológicas, voltadas à provisão de acessibilidade no ensino superior à distância ainda estão longe da garantia do direito à educação para todos.
© Canal CECIERJ 2024