Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17506
dc.type | Text |
dc.title | Letramento Digital: Fórum Colaborativo na Educação a Distância |
dc.description | Vivenciamos diversas mudanças nas relações sociais, econômicas, culturais e educacionais, advindas do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Diante desse cenário, não há como se eximir de tratar do assunto, nem se esquivar das mudanças paradigmáticas causadas pelas tecnologias educacionais, principalmente na educação a distância, haja vista essa modalidade se desenvolver a partir e com as Tecnologias de Informação e Comunicação. Neste contexto surgiu a pesquisa Letramento Digital na Educação a Distância, desenvolvida no curso de Pedagogia, de uma universidade do nordeste brasileiro. Como um recorte do estudo, pretende-se, neste artigo, apresentar as práticas de Letramento Digital desenvolvidas em um fórum colaborativo, no componente Profissão Docente, ofertado pelo referido curso. A investigação teve um cunho qualitativo com nuances de um estudo de caso etnográfico. Para a coleta dos dados, foi realizada uma imersão no ambiente virtual de aprendizagem - Moodle Mandacaru. Utilizou-se como fonte os registros realizados na plataforma, seja na participação dos fóruns ou na troca de mensagens por meio das ferramentas de interação entre os participantes. Foi possível verificar a presença das competências básicas para o letramento digital, como pesquisa na internet, avaliação crítica do conteúdo, leitura hipertextual e construção do conhecimento na internet. Além do incentivo a interação, a colaboração, a interatividade e a autonomia, na perspectiva de um trabalho colaborativo. Constatou-se, ainda, que o letramento digital acontece, principalmente, quando se utiliza de metodologias inovadoras com o uso de tecnologias. |
dc.creator | Raíssa Araújo Silva e Maria Cristina Leandro de Paiva |
dc.created | 2020-10-07 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17506/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1133 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Educação a distância |
dc.subject | Fórum colaborativo |
dc.subject | Tecnologia digital da informação e comunicação |
dc.subject | Letramento digital |