- Título: Museus de Ciência Espaços de Formação para Licenciandos
- Autor(es): Simone Pinheiro Pinto e Monica Dahmouche
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: EaD em Foco
- Data: 05/10/2020
- URL:
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1142
- Código do Recurso: 17508
- Descrição: O presente artigo apresenta estudo inédito desenvolvido junto aos mediadores do Museu Ciência e Vida oriundos dos cursos de licenciatura oferecidos a distância, na modalidade semipresencial, âmbito do Consório Cederj. O estudo foi desenvolvido na perspectiva da Análise Textual Discursiva. Dentre os principais achados da pesquisa, destaca-se que a motivação que levou o estudante a se tornar mediador era a busca por conhecimento e o interesse por divulgação científica. A maioria dos mediadores não teve outra vivência em espaço não formal de educação além daquela do Museu Ciência e Vida. Dentre as barreiras encontradas para o exercício da mediação, a dificuldade de falar em público é a que mais se sobressai. A experiência da mediação conferiu aos estudantes habilidades, quais sejam, desenvoltura para comunicação pessoal e aquisição de conhecimentos de outras áreas, em virtude do caráter interdisciplinar das atividades desenvolvidas no museu, destacadas na fala dos respondentes.
© Canal CECIERJ 2024