Uma Possibilidade para a Redução da Evasão em um Curso de Licenciatura em Matemática a Distância: a Proposta do GEPAM

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  • Título: Uma Possibilidade para a Redução da Evasão em um Curso de Licenciatura em Matemática a Distância: a Proposta do GEPAM
  • Autor(es): Neslei Noguez Nogueira, Rita de Cássia de Souza Soares Ramos, Denise Nascimento Silveira e Lúcia Renata dos Santos Silveira
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 27/11/2020
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1151
  • Código do Recurso: 17511
  • Descrição: O presente texto é parte de um estudo a respeito de evasão na EaD, e aborda de que forma um grupo de estudos mediado (Grupo de Estudos e Iniciação à Pesquisa na Área da Matemática - GEPAM) pode auxiliar na diminuição da evasão em um curso de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância. Para tal, utiliza o método da Leitura Crítica, analisando textos publicados por participantes deste grupo no período de 2014 a 2018. Inicialmente, apresenta-se o curso pesquisado no contexto da Educação a Distância no País, após, situa-se a respeito da evasão na Educação a Distância, na sequência, apresenta-se a metodologia da Leitura Crítica, e por último, trata-se das dinâmicas do grupo pesquisado, pontuando as falas dos participantes a respeito de sua atuação no mesmo. Os principais resultados dizem respeito à participação dos estudantes dos grupos, na promoção de oficinas e outras atividades de iniciação a docência e de como isso influenciou os mesmos na permanência no curso. Conclui-se que o GEPAM promove por meio da colaboração, do sentimento de pertença, do aumento do rendimento acadêmico e da iniciação à docência por meio de oficinas didáticas a redução da evasão nos polos cujas falas foram analisadas. Reafirma-se a necessidade de continuidade de projetos que envolvam estudantes na Educação a Distância, e que estudos em grupo diminuem a evasão e aumentam o rendimento dos mesmos.
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