Uma Possibilidade para a Redução da Evasão em um Curso de Licenciatura em Matemática a Distância: a Proposta do GEPAM

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17511

dc.type Text
dc.title Uma Possibilidade para a Redução da Evasão em um Curso de Licenciatura em Matemática a Distância: a Proposta do GEPAM
dc.description O presente texto é parte de um estudo a respeito de evasão na EaD, e aborda de que forma um grupo de estudos mediado (Grupo de Estudos e Iniciação à Pesquisa na Área da Matemática - GEPAM) pode auxiliar na diminuição da evasão em um curso de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância. Para tal, utiliza o método da Leitura Crítica, analisando textos publicados por participantes deste grupo no período de 2014 a 2018. Inicialmente, apresenta-se o curso pesquisado no contexto da Educação a Distância no País, após, situa-se a respeito da evasão na Educação a Distância, na sequência, apresenta-se a metodologia da Leitura Crítica, e por último, trata-se das dinâmicas do grupo pesquisado, pontuando as falas dos participantes a respeito de sua atuação no mesmo. Os principais resultados dizem respeito à participação dos estudantes dos grupos, na promoção de oficinas e outras atividades de iniciação a docência e de como isso influenciou os mesmos na permanência no curso. Conclui-se que o GEPAM promove por meio da colaboração, do sentimento de pertença, do aumento do rendimento acadêmico e da iniciação à docência por meio de oficinas didáticas a redução da evasão nos polos cujas falas foram analisadas. Reafirma-se a necessidade de continuidade de projetos que envolvam estudantes na Educação a Distância, e que estudos em grupo diminuem a evasão e aumentam o rendimento dos mesmos.
dc.creator Neslei Noguez Nogueira, Rita de Cássia de Souza Soares Ramos, Denise Nascimento Silveira e Lúcia Renata dos Santos Silveira
dc.created 2020-11-27
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17511/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1151
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Educação Matemática
dc.subject Educação a Distância
dc.subject Grupo de Estudos
dc.subject Evasão
© Canal CECIERJ 2024