Percepções sobre a Docência na Pandemia: Trocas entre Professoras Iniciantes e Experientes no Programa Híbrido de Mentoria

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17519

  • Título: Percepções sobre a Docência na Pandemia: Trocas entre Professoras Iniciantes e Experientes no Programa Híbrido de Mentoria
  • Autor(es): Bruna Cury de Barros, Carolina Marini e Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 17/12/2020
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1278
  • Código do Recurso: 17519
  • Descrição: Em função da pandemia da COVID-19, professores das escolas brasileiras estão enfrentando diversos tipos de dificuldades que nunca haviam experienciado. A partir de tal situação, professoras experientes, que atuam como mentoras no Programa Híbrido de Mentoria, trabalham no sentido de se reinventar como docentes perante o distanciamento social e, ao mesmo tempo, auxiliar professores iniciantes (PIs) a lidar com os desafios deste período. Apresenta-se neste trabalho trocas entre três mentoras da educação infantil e suas PIs em um espaço virtual, sobre experiências, práticas pedagógicas e sentimentos referentes ao período da pandemia. Dentre as principais dificuldades citadas pelas participantes, destacam-se: manter contato com as crianças e suas famílias; desigualdade de acesso aos recursos tecnológicos; desenvolvimento de educação remota para crianças pequenas. A iniciativa das mentoras em realizar um encontro virtual com as PIs aponta a relevância de espaços para conversas entre pares, principalmente durante a pandemia, em que docentes experientes e iniciantes vivenciam sentimento de isolamento e intenso processo de aprendizagem sobre o que é ser docente nesse cenário.
© Canal CECIERJ 2024