Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17519
dc.type | Text |
dc.title | Percepções sobre a Docência na Pandemia: Trocas entre Professoras Iniciantes e Experientes no Programa Híbrido de Mentoria |
dc.description | Em função da pandemia da COVID-19, professores das escolas brasileiras estão enfrentando diversos tipos de dificuldades que nunca haviam experienciado. A partir de tal situação, professoras experientes, que atuam como mentoras no Programa Híbrido de Mentoria, trabalham no sentido de se reinventar como docentes perante o distanciamento social e, ao mesmo tempo, auxiliar professores iniciantes (PIs) a lidar com os desafios deste período. Apresenta-se neste trabalho trocas entre três mentoras da educação infantil e suas PIs em um espaço virtual, sobre experiências, práticas pedagógicas e sentimentos referentes ao período da pandemia. Dentre as principais dificuldades citadas pelas participantes, destacam-se: manter contato com as crianças e suas famílias; desigualdade de acesso aos recursos tecnológicos; desenvolvimento de educação remota para crianças pequenas. A iniciativa das mentoras em realizar um encontro virtual com as PIs aponta a relevância de espaços para conversas entre pares, principalmente durante a pandemia, em que docentes experientes e iniciantes vivenciam sentimento de isolamento e intenso processo de aprendizagem sobre o que é ser docente nesse cenário. |
dc.creator | Bruna Cury de Barros, Carolina Marini e Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali |
dc.created | 2020-12-17 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17519/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1278 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Aprendizagem da docência |
dc.subject | Mentoria |
dc.subject | Pandemia |