Competências Digitais Docentes e o Processo de Ensino Remoto Durante a Pandemia da Covid-19

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  • Título: Competências Digitais Docentes e o Processo de Ensino Remoto Durante a Pandemia da Covid-19
  • Autor(es): Ismael Jung Sanchotene, Patrícia Becker Engers, Raquel Ruppenthal e Phillip Vilanova Ilha
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 12/01/2021
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1303
  • Código do Recurso: 17520
  • Descrição: O objetivo do presente estudo foi identificar as competências digitais dos professores da rede municipal de ensino e a influência das tecnologias digitais de comunicação e informação durante o ensino remoto na pandemia do Covid-19. Trata-se de um estudo caracterizado como descritivo exploratório. Participaram do mesmo um total de 121 docentes de todas as áreas do conhecimento (linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e ensino religioso). Para recolha dos dados foi aplicado o questionário baseado no Quadro Europeu de Competências Digitais para professores, além de questões sobre o desenvolvimento das aulas durante a pandemia. Dentre os participantes 75,2% são do sexo feminino. Quanto à formação inicial dos professores a prevalência foi de 34,7% na área de linguagens e, 54 % não possui pós-graduação. Em relação ao desenvolvimento das aulas durante o isolamento social, destaca-se entre os recursos utilizados, o material impresso como principal ferramenta pedagógica (84,3%). O nível de competência digital predominante entre os professores é o B1-Integradores (40,5%), indicando que os mesmos experimentam tecnologias digitais em diferentes contextos e as utilizam em suas aulas. Em relação a área na qual o professor posssui maior competência, observou-se média superior nas áreas de envolvimento profissional e capacitação dos estudantes (1,9 pontos). Conclui-se que os professores estudados possuem maior proficiência digital para utilização profissional, entretanto, possuem carências no que tange a utilização das tecnologias digitais na educação com objetivo de potencializar e apoiar estratégias pedagógicas centrada no desenvolvimento ativo do estudante.
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