Competências Digitais Docentes e o Processo de Ensino Remoto Durante a Pandemia da Covid-19

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17520

dc.type Text
dc.title Competências Digitais Docentes e o Processo de Ensino Remoto Durante a Pandemia da Covid-19
dc.description O objetivo do presente estudo foi identificar as competências digitais dos professores da rede municipal de ensino e a influência das tecnologias digitais de comunicação e informação durante o ensino remoto na pandemia do Covid-19. Trata-se de um estudo caracterizado como descritivo exploratório. Participaram do mesmo um total de 121 docentes de todas as áreas do conhecimento (linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e ensino religioso). Para recolha dos dados foi aplicado o questionário baseado no Quadro Europeu de Competências Digitais para professores, além de questões sobre o desenvolvimento das aulas durante a pandemia. Dentre os participantes 75,2% são do sexo feminino. Quanto à formação inicial dos professores a prevalência foi de 34,7% na área de linguagens e, 54 % não possui pós-graduação. Em relação ao desenvolvimento das aulas durante o isolamento social, destaca-se entre os recursos utilizados, o material impresso como principal ferramenta pedagógica (84,3%). O nível de competência digital predominante entre os professores é o B1-Integradores (40,5%), indicando que os mesmos experimentam tecnologias digitais em diferentes contextos e as utilizam em suas aulas. Em relação a área na qual o professor posssui maior competência, observou-se média superior nas áreas de envolvimento profissional e capacitação dos estudantes (1,9 pontos). Conclui-se que os professores estudados possuem maior proficiência digital para utilização profissional, entretanto, possuem carências no que tange a utilização das tecnologias digitais na educação com objetivo de potencializar e apoiar estratégias pedagógicas centrada no desenvolvimento ativo do estudante.
dc.creator Ismael Jung Sanchotene, Patrícia Becker Engers, Raquel Ruppenthal e Phillip Vilanova Ilha
dc.created 2021-01-12
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17520/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1303
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Competência Digital
dc.subject Ensino Remoto
dc.subject Educação Básica
© Canal CECIERJ 2024