Experiências de Professores que Atuam em Disciplinas a Distância em Cursos Presenciais de Graduação de Universidade Privada

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17637

  • Título: Experiências de Professores que Atuam em Disciplinas a Distância em Cursos Presenciais de Graduação de Universidade Privada
  • Autor(es): Juliano Corrêa da Silva, Vera Lucia Felicetti e Denise Macedo Ziliotto
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 15/02/2021
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1130
  • Código do Recurso: 17637
  • Descrição: A portaria do MEC nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019 (BRASIL, 2019) faculta que até 40% da carga horária de cursos presenciais possa ser oferecida na   modalidade de Ensino a Distância (EaD). Diante desta ampliação e das mudanças que são advindas desta possível nova configuração, foi desenvolvida uma pesquisa com professores que atuam em cursos presenciais e que passaram a ministrar disciplinas também na EaD, com objetivo de analisar sua experiência diante da inserção nesta modalidade. A investigação, de abordagem qualitativa exploratória, teve como procedimento técnico um estudo de caso em uma instituição universitária privada, tendo como instrumentos de coleta de dados questionários respondidos por professores, posteriormente submetidos à análise textual discursiva. Os resultados evidenciaram que o ingresso nesta oferta educativa ocorreu mediante convite das coordenações de curso ou da seleção institucional que valorizou experiência prévia neste ambiente. A flexibilidade de tempo e de espaço propiciada pela EaD são apontadas como fatores qualificadores pelos professores, que apontam também dificuldades como a participação efetiva dos alunos e o acúmulo de tarefas neste contexto.
© Canal CECIERJ 2024