Experiências de Professores que Atuam em Disciplinas a Distância em Cursos Presenciais de Graduação de Universidade Privada

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17637

dc.type Text
dc.title Experiências de Professores que Atuam em Disciplinas a Distância em Cursos Presenciais de Graduação de Universidade Privada
dc.description A portaria do MEC nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019 (BRASIL, 2019) faculta que até 40% da carga horária de cursos presenciais possa ser oferecida na   modalidade de Ensino a Distância (EaD). Diante desta ampliação e das mudanças que são advindas desta possível nova configuração, foi desenvolvida uma pesquisa com professores que atuam em cursos presenciais e que passaram a ministrar disciplinas também na EaD, com objetivo de analisar sua experiência diante da inserção nesta modalidade. A investigação, de abordagem qualitativa exploratória, teve como procedimento técnico um estudo de caso em uma instituição universitária privada, tendo como instrumentos de coleta de dados questionários respondidos por professores, posteriormente submetidos à análise textual discursiva. Os resultados evidenciaram que o ingresso nesta oferta educativa ocorreu mediante convite das coordenações de curso ou da seleção institucional que valorizou experiência prévia neste ambiente. A flexibilidade de tempo e de espaço propiciada pela EaD são apontadas como fatores qualificadores pelos professores, que apontam também dificuldades como a participação efetiva dos alunos e o acúmulo de tarefas neste contexto.
dc.creator Juliano Corrêa da Silva, Vera Lucia Felicetti e Denise Macedo Ziliotto
dc.created 2021-02-15
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17637/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1130
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Ensino Online
dc.subject Formação docente
© Canal CECIERJ 2024