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dc.type | Text |
dc.title | Experiências de Professores que Atuam em Disciplinas a Distância em Cursos Presenciais de Graduação de Universidade Privada |
dc.description | A portaria do MEC nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019 (BRASIL, 2019) faculta que até 40% da carga horária de cursos presenciais possa ser oferecida na modalidade de Ensino a Distância (EaD). Diante desta ampliação e das mudanças que são advindas desta possível nova configuração, foi desenvolvida uma pesquisa com professores que atuam em cursos presenciais e que passaram a ministrar disciplinas também na EaD, com objetivo de analisar sua experiência diante da inserção nesta modalidade. A investigação, de abordagem qualitativa exploratória, teve como procedimento técnico um estudo de caso em uma instituição universitária privada, tendo como instrumentos de coleta de dados questionários respondidos por professores, posteriormente submetidos à análise textual discursiva. Os resultados evidenciaram que o ingresso nesta oferta educativa ocorreu mediante convite das coordenações de curso ou da seleção institucional que valorizou experiência prévia neste ambiente. A flexibilidade de tempo e de espaço propiciada pela EaD são apontadas como fatores qualificadores pelos professores, que apontam também dificuldades como a participação efetiva dos alunos e o acúmulo de tarefas neste contexto. |
dc.creator | Juliano Corrêa da Silva, Vera Lucia Felicetti e Denise Macedo Ziliotto |
dc.created | 2021-02-15 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17637/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1130 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Ensino Online |
dc.subject | Formação docente |