Formação de Professores em um Curso On-line sobre Drogas: Contribuições da Redução de Danos Original Article e da Aprendizagem Colaborativa

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17638

  • Título: Formação de Professores em um Curso On-line sobre Drogas: Contribuições da Redução de Danos Original Article e da Aprendizagem Colaborativa
  • Autor(es): Francisco José Figueiredo Coelho, Simone Monteiro e Maurício Roberto Motta Pinto Da Luz
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 03/02/2021
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1215
  • Código do Recurso: 17638
  • Descrição: Considerando as dificuldades dos professores para realizar ações educativas sobre drogas, foi construída e implementada uma formação on-line de 30h sobre educação, drogas e saúde nas escolas, centrada na perspectiva da Redução de Danos. A formação contou com 51 profissionais da rede de ensino, principalmente do Rio de Janeiro. Por meio da abordagem dialógica e fóruns virtuais, o curso privilegiou a aprendizagem colaborativa. A análise do conteúdo dos fóruns, produzidos durante a formação, revelou o potencial dessa forma de aprendizagem na compreensão de conceitos sobre drogas e a troca de experiências entre os cursistas no desenvolvimento de atividades de intervenção sobre o tema. Depreende-se que as estratégias colaborativas podem ser utilizadas nas formações on-line e são adequadas para a construção de espaços de diálogo e aprendizagem entre professores. Desse modo, podem servir de modelo para outras formações na área do ensino e/ou saúde.
© Canal CECIERJ 2024