Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17638
dc.type | Text |
dc.title | Formação de Professores em um Curso On-line sobre Drogas: Contribuições da Redução de Danos Original Article e da Aprendizagem Colaborativa |
dc.description | Considerando as dificuldades dos professores para realizar ações educativas sobre drogas, foi construída e implementada uma formação on-line de 30h sobre educação, drogas e saúde nas escolas, centrada na perspectiva da Redução de Danos. A formação contou com 51 profissionais da rede de ensino, principalmente do Rio de Janeiro. Por meio da abordagem dialógica e fóruns virtuais, o curso privilegiou a aprendizagem colaborativa. A análise do conteúdo dos fóruns, produzidos durante a formação, revelou o potencial dessa forma de aprendizagem na compreensão de conceitos sobre drogas e a troca de experiências entre os cursistas no desenvolvimento de atividades de intervenção sobre o tema. Depreende-se que as estratégias colaborativas podem ser utilizadas nas formações on-line e são adequadas para a construção de espaços de diálogo e aprendizagem entre professores. Desse modo, podem servir de modelo para outras formações na área do ensino e/ou saúde. |
dc.creator | Francisco José Figueiredo Coelho, Simone Monteiro e Maurício Roberto Motta Pinto Da Luz |
dc.created | 2021-02-03 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17638/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1215 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Aprendizagem colaborativa |
dc.subject | Formação de professores |
dc.subject | Educação sobre Drogas |
dc.subject | Ensino on-line |