Feedback e Gamificação em Educação Online

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17639

  • Título: Feedback e Gamificação em Educação Online
  • Autor(es): Cláudia Gomes e Alda Pereira
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 03/02/2021
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1227
  • Código do Recurso: 17639
  • Descrição: A gamificação tem vindo a adquirir importância em diversas áreas, nomeadamente em Educação. Com este artigo pretende-se dar a conhecer um sistema gamificado em Educação Online e qual a perspetiva dos estudantes sobre os vários tipos de feedback utilizados. O estudo incidiu sobre duas unidades curriculares semestrais, ambas sujeitas a um desenho gamificado com diversos elementos de jogo como forma de feedback relativo a diversas atividades e em variados momentos: pontos, badges, tabelas de desempenho e leaderboard. A recolha de dados sobre a perceção dos estudantes foi realizada através de observação, questionário e entrevistas. Os resultados apontam para a importância dos vários tipos de feedback, sendo relevante a sua distribuição permanente ao longo do tempo.
© Canal CECIERJ 2024