Análise Textual da Produção Acadêmica sobre Processos de Tutoria no Âmbito da EaD

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17640

  • Título: Análise Textual da Produção Acadêmica sobre Processos de Tutoria no Âmbito da EaD
  • Autor(es): Cristiano da Cruz Fraga, Cecilia Decarli e Cíntia Inês Boll
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 24/02/2021
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1239
  • Código do Recurso: 17640
  • Descrição: O tutor é um dos principais agentes de mediação de ensino-aprendizagem na EaD pela proximidade que tem com o estudante. Analisar estudos referentes ao tutor/tutoria nos permite verificar o que vem sendo abordado como temas relevantes para esta temática. Este trabalho tem por objetivo analisar textualmente 90 artigos (6,55% da produção total) publicados em anais do CIET/ENPED- Congresso Internacional de Educação e Tecnologias / Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância nas edições de 2012 a 2018. Por meio de análises qualitativas processadas no software IRAMUTEQ, elaboramos diferentes análises gráficas a partir de um corpus textual gerado por estes artigos, que nos permitiram verificar o que abordam uma expressiva parcela dos trabalhos acadêmicos brasileiros e estrangeiros sobre tutor/tutoria nos anais do evento selecionado e sua relação com as Tecnologias. O estudo compila dados e torna-se um instrumento de busca interessante para construção de trabalhos acadêmicos, bem como de documentos que norteiam o tema tutoria na EaD.
© Canal CECIERJ 2024