O Fórum e a Aprendizagem Ativa na EAD

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17651

  • Título: O Fórum e a Aprendizagem Ativa na EAD
  • Autor(es): Melanie Retz Godoy dos Santos Zwicker, Karen Dias de Sousa, Rosivânia Santos de Jesus, Luciana Cristina de Souza e Rodolfo Jardim de Azevedo
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 22/07/2021
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1419
  • Código do Recurso: 17651
  • Descrição:  Este estudo visa apresentar reflexões sobre o fórum como ferramenta para uma aprendizagem mais ativa na Educação a Distância (EAD), propondo práticas educativas e formas de postagem ? baseadas em aportes da neurociência e nos resultados de pesquisa ? com a intenção de estimular a interatividade nos fóruns e a apropriação mais profunda e significativa do conhecimento. O problema gerador do estudo foi a baixa participação dos alunos nos fóruns de disciplinas de graduação à distância. No entanto, com a pesquisa, observou-se que a frequência de acesso aos fóruns é alta, porém a participação ativa é baixa, o que evidencia a necessidade de ser constantemente estimulada com posts que gerem interação efetiva; com mediação próxima, adequada e constante; e com orientações de boas práticas para atuação nos fóruns voltadas a professores, mediadores e alunos. Percebemos que os alunos buscam os fóruns para esclarecer dúvidas e também para mostrar sua opinião, buscar acolhimento e ter senso de pertencimento à comunidade, fatores de forte influência no processo de aprendizagem. A pesquisa quali-quantitativa utilizou a metodologia do Design Thinking e contou com análise de SWOT e observação sistemática dos fóruns, grupos focais com alunos, entrevistas com dirigentes e facilitadores de uma universidade, a experiência das autoras como facilitadoras de aprendizagem e questionário respondido por 1865 alunos de graduação a distância.  
© Canal CECIERJ 2024