Fatores Críticos de Sucesso na Evasão de Alunos do Ensino Superior a Distância

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17655

  • Título: Fatores Críticos de Sucesso na Evasão de Alunos do Ensino Superior a Distância
  • Autor(es): Jairo Gustavo de Lima e Cleber Carvalho de Castro
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 28/10/2021
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1445
  • Código do Recurso: 17655
  • Descrição: A educação a distância tornou-se nos últimos anos uma modalidade de ensino popularizada no Brasil. No ensino superior, nota-se um considerável crescimento das matrículas em cursos de educação a distância, acompanhado, inevitavelmente, por um grande volume de evasão. A identificação dos fatores determinantes que levam os alunos matriculados em cursos superiores de educação a distância a evadirem, junto à proposta de um framework radar que possa abarcar tais fatores em dimensões é o objetivo deste artigo, alcançado por meio de uma pesquisa bibliográfica sistemática por meta-análise. Os resultados apontam que a evasão em cursos superiores de educação a distância é resultado de uma combinação de fatores endógenos e exógenos, os quais podem estar ou não inter-relacionados. As causas mais comuns identificadas estão associadas à falta de tempo para o estudo, dificuldade de conciliar a vida acadêmica com a profissional, restrições financeiras, fatores cognitivos, ineficiência dos projetos didáticos pedagógicos e tensões na inter-relação de alunos e professores/tutores. A proposta do framework radar considerou a categorização dos fatores em oito dimensões: pessoais/interpessoais, socioeconômicos, cognitivos, vocacionais, tecnológicos, atividades complementares, estruturais e didático-pedagógicos. 
© Canal CECIERJ 2024