- Título: Educação em Tempos de Pandemia: Desafios da Docência Remota na Educação de Jovens e Adultos
- Autor(es): Patrícia Corrêa Wasilewski Kluthcovsky e Emerson Joucoski
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: EaD em Foco
- Data: 18/08/2021
- URL:
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1500
- Código do Recurso: 17661
- Descrição: Esse estudo buscou observar os impactos do ensino remoto na prática docente na educação de jovens e adultos, através do envio de um questionário on-line aos 121 docentes do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos, localizado em Curitiba - Paraná. Embora muitas pesquisas científicas apontem para os desafios já enfrentados por esses educadores como a evasão escolar, a heterogeneidade e a baixa autoestima dos educandos, pouco se sabe sobre a prática do ensino remoto em tempos de pandemia. Os resultados da pesquisa trouxeram à tona a necessidade de capacitações para os docentes quanto ao uso das tecnologias, a falta de subsídios materiais compatíveis para a execução do trabalho remoto e além disso as revelações dos docentes evidenciaram também as dificuldades encontradas pelos educandos quanto a ausência ou incompatibilidade de materiais para a execução das atividades e a falta de conhecimento em relação ao uso das tecnologias para fins pedagógicos, impactando diretamente no trabalho docente.
© Canal CECIERJ 2024