Educação em Tempos de Pandemia: Desafios da Docência Remota na Educação de Jovens e Adultos

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17661

  • Título: Educação em Tempos de Pandemia: Desafios da Docência Remota na Educação de Jovens e Adultos
  • Autor(es): Patrícia Corrêa Wasilewski Kluthcovsky e Emerson Joucoski
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 18/08/2021
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1500
  • Código do Recurso: 17661
  • Descrição:  Esse estudo buscou observar os impactos do ensino remoto na prática docente na educação de jovens e adultos, através do envio de um questionário on-line aos 121 docentes do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos, localizado em Curitiba - Paraná. Embora muitas pesquisas científicas apontem para os desafios já enfrentados por esses educadores como a evasão escolar, a heterogeneidade e a baixa autoestima dos educandos, pouco se sabe sobre a prática do ensino remoto em tempos de pandemia. Os resultados da pesquisa trouxeram à tona a necessidade de capacitações para os docentes quanto ao uso das tecnologias, a falta de subsídios materiais compatíveis para a execução do trabalho remoto e além disso as revelações dos docentes evidenciaram também as dificuldades encontradas pelos educandos quanto a ausência ou incompatibilidade de materiais para a execução das atividades e a falta de conhecimento em relação ao uso das tecnologias para fins pedagógicos, impactando diretamente no trabalho docente. 
© Canal CECIERJ 2024