Ensino Não Presencial e Limitações Digitais. Análise de Indicadores da Produção Científica entre 2004 e 2021

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  • Título: Ensino Não Presencial e Limitações Digitais. Análise de Indicadores da Produção Científica entre 2004 e 2021
  • Autor(es): Errol Fernando Zepka Pereira Junior, Tanise Paula Novello, Rafael Camarg Ferraz, Pedro Antônio de Melo e Livia Castro D?avila
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 25/10/2021
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v11i2.1503
  • Código do Recurso: 17662
  • Descrição: Em decorrência da pandemia da Covid-19 emergiu a necessidade de outras formas de viver decorrentes do isolamento social. Os processos de ensinar e-learning (não presencial) apoiado pelas tecnologias digitais se tornou uma alternativa. O presente artigo tem como objetivo analisar os indicadores da produção científica mundial acerca das limitações digitais no ensino E-learning. Nesse sentido foi realizada uma busca de produções científicas no período de 2004 a 2021 que versam sobre a temática da limitação digital. A partir do refinamento da busca definiu-se 375 trabalhos que serão discutidos nesse artigo. A partir da análise apresentam-se os indicadores desta produção, com destaque para Taiwan, e uma conversa teórica acerca dos tipos de educação não presencial, trabalhados como: Educação a distância; A educação presencial apoiada pelas TIC; A educação presencial com 20% de sua operacionalização a distância; e educação emergencial remota (Covid-19).
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