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dc.type | Text |
dc.title | Ensino Não Presencial e Limitações Digitais. Análise de Indicadores da Produção Científica entre 2004 e 2021 |
dc.description | Em decorrência da pandemia da Covid-19 emergiu a necessidade de outras formas de viver decorrentes do isolamento social. Os processos de ensinar e-learning (não presencial) apoiado pelas tecnologias digitais se tornou uma alternativa. O presente artigo tem como objetivo analisar os indicadores da produção científica mundial acerca das limitações digitais no ensino E-learning. Nesse sentido foi realizada uma busca de produções científicas no período de 2004 a 2021 que versam sobre a temática da limitação digital. A partir do refinamento da busca definiu-se 375 trabalhos que serão discutidos nesse artigo. A partir da análise apresentam-se os indicadores desta produção, com destaque para Taiwan, e uma conversa teórica acerca dos tipos de educação não presencial, trabalhados como: Educação a distância; A educação presencial apoiada pelas TIC; A educação presencial com 20% de sua operacionalização a distância; e educação emergencial remota (Covid-19). |
dc.creator | Errol Fernando Zepka Pereira Junior, Tanise Paula Novello, Rafael Camarg Ferraz, Pedro Antônio de Melo e Livia Castro D?avila |
dc.created | 2021-10-25 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17662/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v11i2.1503 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Ensino não presencial |
dc.subject | Limitação digital |
dc.subject | Produção científica |
dc.subject | Bibliometria |