A Ótica de Futuros Professores de Matemática no Contexto da Educação a Distância sobre Modelagem Matemática

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17667

  • Título: A Ótica de Futuros Professores de Matemática no Contexto da Educação a Distância sobre Modelagem Matemática
  • Autor(es): Wellington Oliveira
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 19/10/2021
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1539
  • Código do Recurso: 17667
  • Descrição: O texto evidencia compreensões sobre a Modelagem manifestadas por futuros professores de Matemática. A pesquisa se sustentou na seguinte interrogação: ?O que expressam futuros professores de Matemática sobre a Modelagem, após uma experiência vivida com ela na EaD??. Foi desenvolvida uma experiência com futuros professores um curso de Licenciatura em Matemática e, metodologicamente, esse estudo de natureza qualitativa, descritivo e reflexivo, nos convida a refletir sobre compreensões sobre Modelagem favorecidas pela prática com ela, na Educação a Distância (EaD). Como alguns dos resultados, evidenciou-se que a dinâmica de formação com Modelagem foi considerada imersiva, contribuindo para a elaboração de saberes didático-profissionais. As reflexões ?na prática? sobre ?o que é? e ?como? fazer Modelagem, além de revelar sobre a dinâmica se articula às compreensões manifestadas sobre (prática com) Modelagem, quando emergiram compreensões de natureza epistemológica e pedagógica. Em linhas gerais, a pesquisa indicou não apenas ações para o desenvolvimento de práticas com Modelagem na EaD, como também configuram objeto de reflexão sobre as experiências que ocorrem nesse contexto, apontando a prática com Modelagem distinta das experiências vividas. Essa emergência sugere mudanças de paradigmas sobre a prática na EaD, intencionando mudanças nas concepções dos formandos sobre o que é ensinar e aprender Matemática.
© Canal CECIERJ 2024