Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17667
dc.type | Text |
dc.title | A Ótica de Futuros Professores de Matemática no Contexto da Educação a Distância sobre Modelagem Matemática |
dc.description | O texto evidencia compreensões sobre a Modelagem manifestadas por futuros professores de Matemática. A pesquisa se sustentou na seguinte interrogação: ?O que expressam futuros professores de Matemática sobre a Modelagem, após uma experiência vivida com ela na EaD??. Foi desenvolvida uma experiência com futuros professores um curso de Licenciatura em Matemática e, metodologicamente, esse estudo de natureza qualitativa, descritivo e reflexivo, nos convida a refletir sobre compreensões sobre Modelagem favorecidas pela prática com ela, na Educação a Distância (EaD). Como alguns dos resultados, evidenciou-se que a dinâmica de formação com Modelagem foi considerada imersiva, contribuindo para a elaboração de saberes didático-profissionais. As reflexões ?na prática? sobre ?o que é? e ?como? fazer Modelagem, além de revelar sobre a dinâmica se articula às compreensões manifestadas sobre (prática com) Modelagem, quando emergiram compreensões de natureza epistemológica e pedagógica. Em linhas gerais, a pesquisa indicou não apenas ações para o desenvolvimento de práticas com Modelagem na EaD, como também configuram objeto de reflexão sobre as experiências que ocorrem nesse contexto, apontando a prática com Modelagem distinta das experiências vividas. Essa emergência sugere mudanças de paradigmas sobre a prática na EaD, intencionando mudanças nas concepções dos formandos sobre o que é ensinar e aprender Matemática. |
dc.creator | Wellington Oliveira |
dc.created | 2021-10-19 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17667/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1539 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Educação matemática |