Do Direito à Educação à Necessidade de Tecnologias Assistivas para Estudantes com Deficiência: um Estudo de Caso Sobre a Univesp

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  • Título: Do Direito à Educação à Necessidade de Tecnologias Assistivas para Estudantes com Deficiência: um Estudo de Caso Sobre a Univesp
  • Autor(es): Lucas de Almeida Pinheiro, Fabiana Pedroni, Aline Michelle Dib, Leticia Trevizolli de Oliveira e Michele Carolina Silva
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 17/01/2022
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1557
  • Código do Recurso: 17670
  • Descrição: O presente artigo buscou compreender aspectos relacionados à presença de ferramentas tecnológicas e recursos de acessibilidade que promovam a inclusão no ensino superior na modalidade a distância. Partimos de estudos normativos e de diretrizes legais para a compreensão da educação como um direito. Relacionamos tais aspectos com o Plano de Desenvolvimento Institucional (2018-2022) da Univesp, analisando algumas das disciplinas dos seus cursos de graduação. A pesquisa, de natureza qualitativa, contou com o método de análise dedutivo para integrar os documentos selecionados com os dados mapeados. Concluímos que, embora a universidade seja regida pelas leis nacionais e exponha preocupações com a temática no seu Plano de Desenvolvimento Institucional, ainda enfrenta dificuldades para tornar os seus conteúdos acessíveis.
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