Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17670
dc.type | Text |
dc.title | Do Direito à Educação à Necessidade de Tecnologias Assistivas para Estudantes com Deficiência: um Estudo de Caso Sobre a Univesp |
dc.description | O presente artigo buscou compreender aspectos relacionados à presença de ferramentas tecnológicas e recursos de acessibilidade que promovam a inclusão no ensino superior na modalidade a distância. Partimos de estudos normativos e de diretrizes legais para a compreensão da educação como um direito. Relacionamos tais aspectos com o Plano de Desenvolvimento Institucional (2018-2022) da Univesp, analisando algumas das disciplinas dos seus cursos de graduação. A pesquisa, de natureza qualitativa, contou com o método de análise dedutivo para integrar os documentos selecionados com os dados mapeados. Concluímos que, embora a universidade seja regida pelas leis nacionais e exponha preocupações com a temática no seu Plano de Desenvolvimento Institucional, ainda enfrenta dificuldades para tornar os seus conteúdos acessíveis. |
dc.creator | Lucas de Almeida Pinheiro, Fabiana Pedroni, Aline Michelle Dib, Leticia Trevizolli de Oliveira e Michele Carolina Silva |
dc.created | 2022-01-17 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17670/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1557 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Tecnologia Assistiva |
dc.subject | Acessibilidade |
dc.subject | Ensino a Distância |
dc.subject | Estudante com Deficiência |