A Produção do Conhecimento sobre Qualidade da EaD na Base de Dados Education Resources Information Center (ERIC)

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17674

  • Título: A Produção do Conhecimento sobre Qualidade da EaD na Base de Dados Education Resources Information Center (ERIC)
  • Autor(es): Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Maria Aparecida Rodrigues da Fonseca e Elka Cândida de Oliveira Machado
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 26/10/2021
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1574
  • Código do Recurso: 17674
  • Descrição: O presente artigo é parte do resultado da pesquisa ?Políticas de Expansão da Educação a Distância (EaD) no Brasil: Regulação, Qualidade e Inovação em Questão? (CNPq) que tem por objetivo analisar as concepções, dimensões e mecanismos de qualidade e inovação presentes na oferta e expansão da educação a distância, considerando suas mudanças de trajetória, regulamentação, presença e estratégias de atuação de atores que atuam e lidam com a modalidade. Este estudo apresenta um recorte da pesquisa em que busca analisar os conceitos de qualidade presentes nos trabalhos que tratam da educação a distância contidos no repositório Education Resources Information Center (ERIC), entre 2007 e 2019, mediante abordagem qualitativa de análise de dados, do tipo levantamento bibliográfico. O mapeamento evidenciou que a maioria dos trabalhos levantados apresentou concepção de qualidade voltada para a acreditação, para o mercado, para a avaliação e para a satisfação dos clientes numa perspectiva economicista, bem como demonstrou a lacuna de estudos sobre a qualidade da EaD no âmbito das políticas públicas que deveriam envolver a oferta da modalidade.
© Canal CECIERJ 2024