Modelos Pedagógicos para Educação a Distância: uma Revisão Sistemática

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  • Título: Modelos Pedagógicos para Educação a Distância: uma Revisão Sistemática
  • Autor(es): Mario dos Santos de Assis e Sérgio Paulino Abranches
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 26/11/2021
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1581
  • Código do Recurso: 17676
  • Descrição: O presente artigo procurou respostas às seguintes indagações: quais modelos pedagógicos para EaD aparecem nos estudos científicos e qual base epistemológica lhes é subjacente? Por meio de buscas realizadas no Portal de Periódicos CAPES e no Banco Digital de Teses e Dissertações, observando a recomendação PRISMA, foram selecionados quatro textos científicos nas bases pesquisadas. Os estudos indicaram que os modelos pedagógicos para EaD convergem para estratégia metodológica que privilegia a centralidade das ações pedagógicas no discente, interação assíncrona no AVA, dialogicidade e integração teoria/prática em situações de aprendizagem. A base epistemológica subjacente aos modelos repousa na premissa que o conhecimento é fruto das interações que acontecem no AVA (socioconstrutivismo). As conclusões encontradas não são exaustivas por limitações no número das bases consultadas. Sugerem-se pesquisas futuras contemplando outras bases de dados e o lapso temporal do período pandêmico da COVID-19.  
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