Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17676
dc.type | Text |
dc.title | Modelos Pedagógicos para Educação a Distância: uma Revisão Sistemática |
dc.description | O presente artigo procurou respostas às seguintes indagações: quais modelos pedagógicos para EaD aparecem nos estudos científicos e qual base epistemológica lhes é subjacente? Por meio de buscas realizadas no Portal de Periódicos CAPES e no Banco Digital de Teses e Dissertações, observando a recomendação PRISMA, foram selecionados quatro textos científicos nas bases pesquisadas. Os estudos indicaram que os modelos pedagógicos para EaD convergem para estratégia metodológica que privilegia a centralidade das ações pedagógicas no discente, interação assíncrona no AVA, dialogicidade e integração teoria/prática em situações de aprendizagem. A base epistemológica subjacente aos modelos repousa na premissa que o conhecimento é fruto das interações que acontecem no AVA (socioconstrutivismo). As conclusões encontradas não são exaustivas por limitações no número das bases consultadas. Sugerem-se pesquisas futuras contemplando outras bases de dados e o lapso temporal do período pandêmico da COVID-19. |
dc.creator | Mario dos Santos de Assis e Sérgio Paulino Abranches |
dc.created | 2021-11-26 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17676/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1581 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Modelo pedagógico para EaD |
dc.subject | Educação a distancia |
dc.subject | Recomendação PRISMA |
dc.subject | Revisão sistemática da literatura |