Docência Online: Percepções de Estudantes Stricto Sensu em Tempo de Pandemia

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17680

dc.type Text
dc.title Docência Online: Percepções de Estudantes Stricto Sensu em Tempo de Pandemia
dc.description A pandemia mundial da COVID-19 impôs novos desafios para docentese estudantes com a mudança da educação presencial para a educação à distância,ou remoto-síncrona. O objetivo geral da pesquisa foi verificar como estasmudanças afetaram, especificamente, a pós-graduação stricto sensu daUniversidade Estadual do Oeste do Paraná/ Brasil. Para isso, foi usada ametodologia descritiva, com análise quanti-qualitativa, para compreender e refletiracerca das principais mudanças nas práticas docentes e métodos de ensino-aprendizagem. Os resultados evidenciaram que, na percepção dos/as estudantes, obom/boa professor/a é aquele/a que valoriza os aspectos profissionais erelacionais, que fomenta a discussão e a pesquisa, envolvendo os/as estudantes noprocesso, por meio de atividades interdisciplinares relacionadas com a atualidadee na resolução de dúvidas, assim como a adaptação do/a docente com o modo remoto-síncrono. Conclui-se que, na compreensão dos/as estudantes, há qualidadede ensino nas aulas e na pesquisa interdisciplinar do ensino superior, e que estasmudanças paradigmáticas demandam profissionais comprometidos/as, flexíveis ecompreensivos/as, com competência científica, pedagógica e didática também pormeio das tecnologias.
dc.creator Maria Vitoria Fontolan, Katiucia de Oliveira Peres, Simone Cesario Soares e Alvori Ahlert
dc.created 2022-04-01
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17680/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1602
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Educação
© Canal CECIERJ 2024