Competência Comunicativa Crítica no Ensino de Línguas a Distância: Reflexões e Propostas Preliminares a partir da Ideia de Brechas

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17681

  • Título: Competência Comunicativa Crítica no Ensino de Línguas a Distância: Reflexões e Propostas Preliminares a partir da Ideia de Brechas
  • Autor(es): Iandra Maria Weirich da Silva Coelho
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 10/11/2021
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1607
  • Código do Recurso: 17681
  • Descrição: Este artigo apresenta uma análise do material instrucional de um curso de língua espanhola, na modalidade a distância, em busca de indícios sobre seu potencial crítico e emancipatório. A discussão é realizada à luz do arcabouço teórico da Pedagogia Crítica e da Abordagem Comunicativa, com foco nas possibilidades de novas práticas pedagógicas que visam ao desenvolvimento da competência comunicativa crítica.  Os procedimentos metodológicos adotados foram a pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e análise das possiblidades de interação e desenvolvimento do senso crítico, a partir da ideia de brechas e problematizações das situações contextualizadas que emergem dos materiais e conteúdos. A discussão evidencia possiblidades do desenvolvimento do pensamento reflexivo, crítico e emancipatório, objetivando à diminuição de assimetrias e superação de visões e relações estereotipadas, em um contexto em que  língua se caracteriza como um elemento-chave para alcançar o respeito à interculturalidade e à atuação do estudante como cidadão plurilíngue.
© Canal CECIERJ 2024