Competência Comunicativa Crítica no Ensino de Línguas a Distância: Reflexões e Propostas Preliminares a partir da Ideia de Brechas

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17681

dc.type Text
dc.title Competência Comunicativa Crítica no Ensino de Línguas a Distância: Reflexões e Propostas Preliminares a partir da Ideia de Brechas
dc.description Este artigo apresenta uma análise do material instrucional de um curso de língua espanhola, na modalidade a distância, em busca de indícios sobre seu potencial crítico e emancipatório. A discussão é realizada à luz do arcabouço teórico da Pedagogia Crítica e da Abordagem Comunicativa, com foco nas possibilidades de novas práticas pedagógicas que visam ao desenvolvimento da competência comunicativa crítica.  Os procedimentos metodológicos adotados foram a pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e análise das possiblidades de interação e desenvolvimento do senso crítico, a partir da ideia de brechas e problematizações das situações contextualizadas que emergem dos materiais e conteúdos. A discussão evidencia possiblidades do desenvolvimento do pensamento reflexivo, crítico e emancipatório, objetivando à diminuição de assimetrias e superação de visões e relações estereotipadas, em um contexto em que  língua se caracteriza como um elemento-chave para alcançar o respeito à interculturalidade e à atuação do estudante como cidadão plurilíngue.
dc.creator Iandra Maria Weirich da Silva Coelho
dc.created 2021-11-10
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17681/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1607
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Educação a Distância
dc.subject Pedagogia Critica
dc.subject Competência Comunicativa Critica
dc.subject Ensino e Línguas
dc.subject E-Tec Idiomas
© Canal CECIERJ 2024