- Título: A Avaliação da Aprendizagem na Modalidade de Educação a Distância: Caracterização sob a Égide de uma Revisão Sistemática
- Autor(es): Simone Soares, Flávia Massuga e Carlos Alberto Marçal Gonzaga
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: EaD em Foco
- Data: 04/03/2022
- URL:
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1631
- Código do Recurso: 17685
- Descrição: Este estudo tem como objetivo caracterizar a avaliação na educação a distância (EaD) enquanto parte do processo de ensino aprendizagem. Com auxílio da ferramenta Methodi Ordinatio foram selecionados e analisados 15 estudos nasbases de dados da Capes, da ScienceDirect e da Scopus. Os achados denotam desafios ainda existentes no processo avaliativo da EaD, bem como revelam a necessidade de um comportamento autorregulador da parte discente, de avaliaçõesque atendam às particularidades dos alunos e de feedbacks que auxiliem no monitoramento do aprendizado. De um modo geral, a avaliação na educação a distância tem se demonstrado promissora, no entanto, ainda são evidenciados poucos estudos que consideram a eficácia de instrumentos avaliativos em ambientes virtuais.
© Canal CECIERJ 2024